segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Foi (quase) perfeito!

Apenas 3 dias depois da vitória na Ucrânia, aí está o FC Porto de volta às vitórias justas e convincentes. Confirma-se o que aqui vínhamos avançando: os problemas da equipa tinham mais a ver com a atitude dos jogadores do que com questões técnicas ou tácticas. Os rivais de Lisboa que se cuidem: a procissão ainda vai no adro!
Ontem, apesar de não ter acertado no ‘timing’ das substituições (realizou-as demasiado cedo, pois a equipa estava por cima no jogo e Defour continuava fresco), Vítor Pereira não merecia aqueles últimos 5 minutos de relaxamento oferecidos pelos jogadores. Aliás, ela própria, a equipa, não merecia ver-se na eminência de empatar um jogo que quis sempre controlar e vencer por margem confortável. Até ao momento, este foi jogo em que o FC Porto revelou maior harmonia e equilíbrio a defender e atacar. É preciso recordar que o jogo se realizou em condições física e mentalmente exigentes (3 dias depois da desgastante viagem à Ucrânia e na ressaca da má exibição frente à Académica). Belo jogo do FC Porto!
Apesar da imprensa indígena estar empolgada com as prestações do Benfica, a verdade é que o nosso maior rival não conseguiu convencer em nenhum dos jogos que realizou frente aos candidatos aos primeiros lugares da Liga (empatou com FC Porto e Sp. Braga, e não mereceu vencer o Sporting). Há mais fumo do que fogo na Luz. Aliás, fogo só nas bancadas!
Uma última palavra para os péssimos comentários que o narrador da TVI efectuou no FC Porto - Sp. Braga: o homem só viu aborrecimento num jogo de golos e intensidade alta. Que azia!
Quanto ao FC Porto, e como no próximo fim-de-semana há Taça de Portugal, fica com 9 dias para preparar o decisivo e electrizante jogo frente ao Zenit. É uma óptima margem de recuperação física e mental. Deixamos apenas um pedido a Vítor Pereira: repita novamente o «onze» frente aos russos. A equipa pediu-lhe isso ontem!

«Curiosidades FCP» - Os ‘cromos’ do Juary

Voltamos a recordar o suplente mais útil da história do FC Porto: Juary. Desta vez, recuperamos dois ‘cromos’ que retratam a sua passagem por outros tantos clubes italianos - Ascoli e Cremonese - que o avançado brasileiro representou antes de chegar às Antas.

A «foto do dia» - Frasco na «Ídolos»

Hoje, na «foto do dia», recordamos Frasco com uma primeira página da revista «Ídolos». Este antigo médio centro do FC Porto foi mais um dos que ficaram ligados à nossa inesquecível década de 80 (Frasco representou o clube durante mais de 10 épocas consecutivas). Um momento marcante: foi após a sua entrada em campo (substitui Inácio, aos 65 minutos de jogo) que o FC Porto ficou “por cima” no jogo da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, frente ao Bayern de Munique, em 1987.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A revolta dos inconformados!

Começando pelo fim: é um orgulho ser de um clube que nos momentos mais difíceis vai buscar força e querer sabe-se lá aonde. É que estávamos a chegar a um ‘ponto de não retorno’ para a equipa e para Vítor Pereira. Ontem, os jogadores do FC Porto voltaram a disputar a bola como quem disputa um copo de água em pleno deserto. Ninguém se poupou na disponibilidade! Vamos lá ver se este jogo marca uma espécie de redenção para treinador e jogadores.
O FC Porto realizou um jogo consistente e fez uma bela 2ª parte: nesse período esteve sempre por cima no jogo e soube jogar com a ansiedade dos ucranianos (só a vitória interessava ao Shakhtar).
Nesta autêntica revolta dos inconformados, vou destacar apenas dois jogadores: Fernando (tem sido ele o porta estandarte da equipa) e Maicon (perante o mau momento que a equipa vive, poderia ver-se tentado a relaxar, mas o brasileiro tem sido inexcedível na disponibilidade para jogar num lugar que não é o seu: um exemplo para alguns colegas que têm andado meio aluados). É evidente que a ‘Champions’ faz aumentar os níveis de concentração e de adrenalina nos jogadores, e tendo em conta que o que aconteceu em Coimbra foi demasiado grave para ser apenas considerado uma ‘noite infeliz’ ou um ‘acidente de percurso’, é melhor aguardarmos mais dois ou três jogos para ver se o “boicote” de alguns jogadores terminou de vez. Mas o que importa é que estamos na luta pelo apuramento e pelo primeiro lugar. Venha o Zenit!

A «foto do dia» - Carlos Carvalhal

Antecipando o próximo confronto do campeonato, com o Sp. Braga, dedicamos uma foto a Carlos Carvalhal, que teve uma breve e muito discreta passagem pelo FC Porto durante a época 1988/89. Apesar de ter sido utilizado com regularidade no Sp. Braga, Carvalhal não teve possibilidades de vingar nas Antas, talvez devido à forte concorrência que encontrou no plantel (Geraldão, Paulo Pereira, Dito, ….). Recentemente, devido ao aliciante convite do Besiktas, deixámos de ter o prazer de ouvir os seus comentários na RTPN.

«Curiosidades FCP» - O bilhete do FC Porto - PSV Eindhoven, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1988/89

Já aqui tínhamos feito referência ao FC Porto - PSV Eindhoven, eliminatória que marcou negativamente o ciclo de Quinito como treinador do FC Porto. Hoje, recuamos novamente a esse confronto com o ingresso que deu acesso ao jogo da 2ª mão da eliminatória.
Depois da pesada goleada de Eindhoven (5-0!), o FC Porto reconfortou os adeptos com uma vitória, nas Antas, por 2-0 (Rui Águas, aos 43’, e Domingos, aos 82’).

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tormenta

Há precisamente um mês, escrevia aqui que “Vítor Pereira chegou ao fim de linha”, cinco jogos depois, reitero tudo o que disse e agora com mais razões para fortalecer a minha insatisfação. Não adianta falar muito das razões que vão levar à sua substituição, foi acima de tudo em erro de casting e não foi ele quem se ofereceu para o lugar.
Acredito que VP já tenha pedido a sua demissão (apenas se mantendo no lugar por imposição de Pinto da Costa e contra a vontade dos jogadores). Depois do que disse no final do jogo em Coimbra não lhe resta outra atitude. Também é minha convicção que o FC Porto já ande à procura de um novo treinador, o que não será fácil nesta altura, e que todo este imbróglio se resolva nesta semana.
Nem tudo ficará resolvido com a mudança de treinador, os jogadores devem ser responsabilizados pela falta de atitude que têm demonstrado, no entanto, era interessante, direi mesmo importante, conhecermos o que está por detrás desta mudança de comportamento em relação ao passado recente, talvez aí passássemos para outro nível de responsabilização.
Neste fim de semana nem tudo foi mau, nas modalidades de pavilhão: quatro jogos igual número de vitórias, em especial no andebol, contra o grande rival e clube de todos os regimes, arrancada a ferros nos últimos sopros do dragão.
Amândio Rodrigues, 21 de Novembro de 2011

«Curiosidades FCP» - Seninho

Hoje dedicamos duas fotos ao Seninho, o ex-avançado do FC Porto (sempre recordado por aqueles dois golos que nos permitiram eliminar o Manchester United, em Old Trafford, na edição de 1977/78 da Taça das Taças) que no final dos anos 70 trocou a liga portuguesa pelos ‘US dollars’.
Nestas duas fotos, vemos Seninho com as camisolas do Chicago Sting (em cima) e do New York Cosmos (em baixo), os dois clubes que representou na liga norte-americana.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Algo terá de mudar!

Vamos ao óbvio e mais evidente: nenhuma equipa apresenta a postura - de completo desinteresse pelo jogo - que o FC Porto apresentou em Coimbra se os jogadores estiverem ao lado do treinador. Os do FC Porto já não estão! E já nem sequer lhe estão a ser leais (chama-se a isto ‘boicotar o trabalho do treinador’). Julgamos que não está em causa a qualidade de treino ou o modelo de jogo do treinador, o problema é outro: Vítor Pereira nunca conseguiu ganhar empatia com os jogadores. Nota-se que não há cumplicidade do treinador com a equipa. Talvez o facto de Vítor Pereira ter passado de adjunto a treinador principal não o tenha favorecido. Este FC Porto 2011/12 sente-se demasiado importante depois da gloriosa época passada, ou seja, talvez se justifique um treinador com outro perfil: de muito prestígio e com um passado de títulos.

«Curiosidades FCP» - O bilhete do FC Porto - Académica, I Divisão 1960/61

Aproveitando o nosso confronto do fim-de-semana com a Académica, recuamos à longínqua época de 1960/61 com um ingresso relativo a um jogo da I Divisão disputado entre os dois clubes. O bilhete custou a módica quantia de 17$50 (dezassete escudos e cinquenta centavos!) e deu acesso ao antigo Estádio das Antas.
Quanto ao jogo, disputou-se a 5 de Março de 1961 e terminou com a vitória da Académica, por 0-1.
Nesse ano, o FC Porto foi 3º classificado na Liga, enquanto que a ‘Briosa’ se ficou pelo 7º lugar.

A «foto do dia» - Teixeira

Hoje dedicamos uma foto ao Teixeira, um polivalente defesa/médio que chegou ao FC Porto a meio da década de 70.
Adelino de Jesus Teixeira chegou ao FC Porto no início da época 1974/75, vindo do Leixões, e foi mais um que teve o privilégio de fazer parte do plantel que interrompeu aquele nosso longo jejum de 19 anos sem títulos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Seleção no Euro

Ao contrário do que vaticinei, e ainda bem, a seleção nacional conseguiu o apuramento para o Euro 2012. Não foi uma conquista brilhante, pois deveria ter sido logo na fase de grupos e não no Play off, mas menos mal. Para nós portistas é de realçar a grande exibição de João Moutinho o que abre boas perspetivas para os próximos jogos, outra boa notícia é que nos tempos mais próximos Paulo Bento não será treinador do FC Porto, o que deverá acontecer mais tarde ou mais cedo é só a questão de saber quando.

Amândio Rodrigues, 16 de Novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Selecção e o Euro 2012

Não acredito que a nossa seleção consiga o apuramento para o próximo europeu. São vários os motivos que me levam a afirmar isso, coloco em primeiro lugar o facto de não termos uma equipa que verdadeiramente jogue como tal, basta analisar os últimos desempenhos nos jogos mais recentes nomeadamente com a Dinamarca, possuímos um número razoável de jogadores mas não passa disso. Os atletas selecionados estão muito longe de ser os melhores e os mais competentes para o lugar como são os casos mais gritantes de João Pereira, Ruben Amorim, Eliseu, Vieirinha, Carlos Martins, significa que não temos um campo de recrutamento onde abunde uma grande qualidade. Finalmente o selecionador nacional não dá grandes garantias, não consegue ser aceite por alguns jogadores, é demasiado conflituoso e em termos de discurso é simplesmente enervante e incoerente. Devo ainda acrescentar que muitos dos nossos jogadores se comportam como Deuses do Olimpo, com grande falta de humildade e mais preocupados com o seu look do que com a seleção, e dentro do campo a postura é a mesma, enfim umas verdadeiras prima donas.
Amândio Rodrigues, 11 de Novembro de 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma semana para a época!

Há cerca de um mês atrás tínhamos aqui referido que, tendo Vítor Pereira a estatística do seu lado (liderava a Liga portuguesa e era segundo na ‘Champions’), isso funcionaria como uma almofada na altura de avaliar o (mau) futebol que o FC Porto praticava. No entanto, os últimos resultados fizeram com que a margem de Vítor Pereira se pudesse esgotar mais rapidamente do que o previsto.
Senão vejamos: logo após o jogo da Taça de Portugal segue-se a visita a Donetsk. Mesmo que o FC Porto não perca na Ucrânia, ficará sempre dependente do resultado do Zenit - APOEL, ou seja, a ‘Champions’ ficará sempre ‘presa por arames’ se o FC Porto não vencer o Shakthar. Na Liga, uma vitória do Benfica no derby de Lisboa (na minha opinião, o cenário mais provável) tornará o FC Porto - Sp. Braga jogado no dia seguinte um autêntico trapézio sem rede para Vítor Pereira. E já nem falamos de uma possível eliminação da Taça de Portugal, frente à Académica. O que a acrescentar aos recentes resultados da Champions e da Liga tornariam o cenário…. catastrófico!
A verdade é que o FC Porto se encontra numa espécie de limbo, ou seja, neste momento é extremamente difícil prever o comportamento da equipa na semana de 20 a 27 de Novembro. O cenário ideal, e que terminaria definitivamente com a ideia de afastar Vítor Pereira, passaria por eliminar a Académica, sair de Donestk com a qualificação para os ‘Oitavos’ da ‘Champions’ em aberto e vencer o Sp. Braga no Dragão. Inverosímil?

«Curiosidades FCP» - Geraldão e a ‘canarinha’

Numa altura em que o FC Porto tem o privilégio de ter 3 (!) jogadores convocados para a principal Selecção do Brasil (seriam 4 se também incluíssemos Danilo na lista), recuperamos uma foto de um antigo internacional brasileiro que representou o FC Porto no final da década de 80, o central Geraldão.

«Curiosidades FCP» - FC Porto 1986/87

Hoje recuamos ao ‘FC Porto de Artur Jorge’ para recordarmos o «onze» que iniciou o jogo frente ao Dinamo de Kiev, relativo à 1ª mão das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87.
Neste «onze» estão presentes 7 “sobreviventes” da final da Taça das Taças, disputada 3 anos antes, em Basileia: Eduardo Luís, Jaime Magalhães, Lima Pereira, João Pinto, Sousa, Gomes e Vermelhinho (efectuou aqui o seu último jogo europeu com a camisola do FC Porto).
Em cima (da esq. p/ dta): Mlynarczyk, Celso, Eduardo Luís, Jaime Magalhães, Lima Pereira e João Pinto;
Em baixo (da esq. p/ dta): Sousa, André, Fernando Gomes, Vermelhinho e Futre;

«Curiosidades FCP» - Bobby Robson

Recuperamos uma foto (autografada pelo próprio) do recentemente falecido Bobby Robson, aproveitando para recordar que foi o inglês o responsável pelo futebol mais entusiasmante que o FC Porto praticou na década de 90.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O pior jogo da Liga!

Regresso do FC Porto à Liga portuguesa, regresso do aborrecimento e do mau futebol! Tem sido assim neste estranho início de época. Ontem, frente ao Olhanense, assistimos a um dos piores jogos da Liga. No final, Vítor Pereira lamentou o facto de Maurício não ter sido expulso no lance da discutível grande-penalidade. Perguntamos: era suposto o FC Porto beneficiar dos favores do árbitro para conseguir ganhar ao Olhanense?
Não sei se os jogadores estão a dificultar o trabalho do treinador ou se é o treinador que não consegue ganhar a empatia e cumplicidade dos jogadores. O que sei é que o futebol que o FC Porto pratica é pouco consistente, vive-se demasiado de lances individuais e há momentos nos jogos em que a equipa fica desunida e ausente. Isso não se tem notado tanto nos jogos da Liga portuguesa porque a intensidade de jogo é inferior à da ‘Champions’, e porque os adversários internos estão menos bem preparados.
As más prestações na ‘Champions’ nem são inéditas. Em 2005/06, por exemplo, o FC Porto de Co Adriaanse ficou em último lugar do seu grupo e o holandês chegou a ver lenços brancos depois de uma derrota com o Benfica, no Dragão. Ainda assim, e apesar da saída prematura das competições da UEFA, nessa época o FC Porto venceu campeonato e Taça de Portugal. Ou seja, manter o treinador acabou por dar resultado. Não sei se esta época estaremos perante um caso semelhante. Os responsáveis - Pinto da Costa e Antero Henrique - que avaliem!
Relativamente ao quinteto que segue nos primeiros lugares da Liga, é difícil dizer quem apresenta mais qualidade, o que podemos garantir é que Benfica, Sporting, Sp. Braga e Marítimo jogam todos com mais alegria e entusiasmo que o FC Porto. Não sei se jogam melhor, mas jogam com mais prazer. Isso faz toda a diferença!

A «foto do dia» - Aloísio

Hoje dedicamos um ‘post’ ao Aloísio, um símbolo do FC Porto e um dos estrangeiros que melhor se identificou com a cultura do clube.
Nesta foto, recordamos a sua passagem pelo Barcelona, clube que representou antes de chegar às Antas.

«Curiosidades FCP» - O bilhete do Inter de Milão - FC Porto, Liga dos Campeões 2004/05

Mais um artigo alusivo a um jogo do FC Porto na Europa. Desta vez recuamos apenas 6 anos com um ingresso que deu acesso ao Estádio Giuseppe Meazza, onde se disputou o Inter - FC Porto, da 2ª mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2004/05.
Apesar de ter sido orientado por Victor Fernandez na fase de grupos da prova, o FC Porto visitou Milão já com José Couceiro no comando técnico da equipa. Depois do empate (1-1, com golos de Martins e Ricardo Costa) da 1ª mão, o FC Porto seria derrotado em Milão por 3-1 (o golo de Jorge Costa foi insuficiente para responder ao «hat-trick» de Adriano). O campeão da Europa estava fora dos ‘Quartos’!

«Curiosidades FCP» - O ‘cromo’ do Elói

Aproveitamos uma antiga colecção de cromos para recordamos Elói, um brasileiro que representou o FC Porto a meio da década de 80 (1985/86 e 1986/87). Apesar de ter chegado ao FC Porto vindo do ‘Calcio’, este médio-ofensivo teve, naturalmente, poucas possibilidades de jogar naquela maravilhosa equipa comandada por Artur Jorge.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Não dá pra mais!

O momento que o FC Porto atravessa (exibições bipolares e inconstantes) aliado ao facto do APOEL estar a viver um dos momentos mais excitantes da sua história (estão confiantes e coesos), tornavam o jogo de ontem perigosíssimo para o FC Porto. Ainda por cima, antes de entrar em campo, o FC Porto já sabia que o Zenit tinha vencido o Shakhtar. Ou seja, uma derrota deixava-nos numa posição super-desconfortável no grupo. Assim, este era o jogo ideal para avaliarmos o carácter e a alma da equipa do FC Porto.
Nota-se que o FC Porto quer ser uma equipa dominadora e autoritária, mas tem faltado fluidez de jogo e condição física. O ataque é lento e previsível, e a transição defensiva tem sido sofrível (Álvaro Pereira e Fucile não defendem e só Fernando e Mangala chegam primeiro que os adversários).
E Vítor Pereira também demora a encontrar um padrão de jogo para o meio-campo (as trocas de jogadores e de posições, de jogo para jogo, são constantes, o que dificulta o encontrar de rotinas e referências, e James não pode ser suplente).
O que o FC Porto vale neste momento vai chegando para liderar a Liga portuguesa, mas é insuficiente para a exigente ‘Champions’. Voltamos a insistir que a prioridade do FC Porto é o campeonato nacional e que o trabalho de Vítor Pereira deve ser avaliado no final da época, mas pela postura da equipa em campo e pela falta de alegria que os jogadores revelam não seria surpreendente se num futuro muito próximo o FC Porto deixasse o primeiro lugar da Liga portuguesa. Andam sensações negativas no ar….

«Curiosidades FCP» - Paulo Futre

Voltamos a dedicar um ‘post’ a Paulo Futre. Desta vez, recordamos duas fotos do ex-jogador do FC Porto: a primeira tirada no antigo Estádio das Antas; e a segunda, numa das suas célebres arrancadas na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada entre o FC Porto e o Bayern de Munique. Uma noite que mudou a vida do ‘El Portugués’….