quarta-feira, 18 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - A vitória do Benfica na inauguração do Estádio das Antas

Hoje, nas «Curiosidades FCP», recuamos a 28 de Maio de 1952 e ao jogo que marcou a inauguração do Estádio das Antas.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do General Craveiro Lopes, então Presidente da República, que desceu ao relvado para colocar no estandarte do FC Porto a Medalha de Mérito Desportivo e para passar revista à guarda de honra, formada por um batalhão de milícias da Mocidade Portuguesa. Além do General Craveiro Lopes, a inauguração do estádio contou com outro ilustre convidado, o Benfica! Como foram convidados de honra, os encarnados levaram consigo um troféu (na foto) com 18 quilos de peso, destinado ao vencedor dessa partida.
No entanto, o resultado desse jogo acabou por não ser propriamente o que os portistas desejavam que ficasse associado à inauguração do novo estádio: 2-8! Uma vitória benfiquista que, no dia seguinte, gerou controvérsia na cidade do Porto, pois levantaram-se suspeitas e muito se especulou sobre o possível estado ébrio de alguns jogadores. Quem o confirmou foi Virgílio, o célebre defesa direito do FC Porto e da Selecção Nacional, que, numa entrevista aquando da demolição do estádio, recordou o dia da inauguração: «Disseram que estávamos embriagados, porque tínhamos ido almoçar ao restaurante Abadia. Mas é mentira! Estivemos muito tempo parados, ao sol, a aguardar o final das formalidades da inauguração, enquanto os jogadores do Benfica estavam no balneário e subiram ao relvado frescos. Isso fez a diferença. Nós queríamos muito ganhar, mas nesse dia nada saiu bem».
Apesar da derrota, o sonho de todos os portistas foi transformado em realidade. O FC Porto passava a ter um espaço condizente com o estatuto que, nessa altura, já ostentava. Para Virgílio, o melhor «foi deixar a caixinha de fósforos que era o Campo da Constituição e passar a jogar naquele estádio. Foi como despir um fato de ganga e vestir um fato de gala».
Em cima, a ilustrar o 'post', 3 fotos da inauguração do antigo Estádio das Antas. Na primeira, os benfiquistas Francisco Moreira e Manuel Arsénio (autor do primeiro golo no Estádio das Antas) surgem a transportar o pesado troféu (reparem que se vê o emblema do FC Porto na base) que o Benfica conquistou depois da vitória sobre o FC Porto.
É curioso que, dois anos mais tarde, a 1 de Dezembro de 1954, o FC Porto retribuiu a "gentileza" e também venceu (3-1) na inauguração do Estádio da Luz. Naquele tempo, as relações entre os dois clubes eram tão diferentes que Urgel Horta, Presidente do FC Porto e deputado da Assembleia Nacional, afirmou: «Daqui, do alto da minha tribuna de deputado, velho praticante e dirigente, saúdo o Benfica, apontando-o como exemplo que deve ser imitado e seguido, a bem da Nação». Outros tempos!

Sem comentários: