quinta-feira, 12 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - O guarda-redes Dorival Knipel

Hoje recordamos a carreira de futebolista do técnico que foi responsável pela conquista da primeira dobradinha da história do FC Porto: Dorival Yustrich. Com o treinador brasileiro, o FC Porto interrompeu um jejum de 16 anos e, na mesma época (1955/56), venceu o campeonato nacional e a Taça de Portugal.
Mas antes de se tornar um treinador conceituado, Yustrich foi um excelente guarda-redes. Durante as décadas de 30 e 40, o ex-treinador do FC Porto defendeu as cores de dois históricos clubes brasileiros: Flamengo e Vasco da Gama.
Nascido a 28 de Setembro de 1917, Dorival Knipel iniciaría a carreira de futebolista no início dos anos 30.
Com 18 anos, começou por defender as redes do Flamengo, onde jogou até 1944. Foi nessa altura que a imprensa brasileira o baptizou de 'Yustrich', devido ás semelhanças físicas com Juan Elias Yustrich, o célebre guarda-redes argentino do Boca Juniors.
Ao serviço do Flamengo, Yustrich conquistou o campeonato do Rio de Janeiro, em 1939, e o tricampeonato, de 1942 a 1944. No final da época de 1944, transferiu-se para um dos rivais do Flamengo, o Vasco da Gama.
Apesar do menor sucesso obtido ao serviço do Vasco, Yustrich acabaría por ficar ligado à famosa equipa do Vasco, o «Expresso da Vitória», que conquistou vários títulos no final dos anos 40. Depois de deixar o Vasco da Gama, Yustrich ainda representou o América, também do Rio de Janeiro.
Em cima, a ilustrar o 'post', dois «onzes» de Flamengo e Vasco da Gama de, respectivamente, 1942 e 1944. Yustrich é (em ambas as fotos) o terceiro, em cima, a contar da esquerda.

Sem comentários: