domingo, 8 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - A caminhada do Celtic

Apesar de derrotados pelo FC Porto na final da Taça UEFA 2002/03, os adeptos do Celtic continuam a mostrar grande orgulho na carreira da equipa em todas as eliminatórias que disputaram na competição até se cruzarem com o FC Porto, em Sevilha. Na loja do clube, em Glasgow, e no site do Celtic, na internet, abundam os objectos (DVD's, bandeiras, livros, canecas,...) alusivos ao trajecto dos escoceses na Taça UEFA 2002/03. Recuperamos 3 desses objectos: o DVD 'The Road to Seville' e dois programas não-oficiais (edições piratas) da final de Sevilha.
O Celtic de Glasgow foi o primeiro clube britânico a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. A vitória (2-1) de 1967, frente ao Inter de Milão, em Lisboa, continua a merecer grande destaque por parte do marketing do clube escocês, que mantém na montra vários artigos alusivos à histórica final do Jamor.
Contudo, o trajecto na Taça UEFA 2002/03 foi bem mais complicado que o percurso realizado pelos 'Lisbon Lions' na Taça dos Clubes Campeões Europeus 1966/67. Aliás, se não tivesse sido derrotado pelo FC Porto, em Sevilha, o Celtic teria realizado um percurso brilhante nessa edição da Taça UEFA. Além de terem disputado mais eliminatórias do que em 1966/67, os escoceses ainda tiveram que ultrapassar adversários mais conceituados do que aqueles que defrontaram na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
No entanto, e ao contrário do que aconteceu em 2002/03, a vitória do Celtic, em 1966/67, foi conquistada com uma equipa composta apenas por jogadores escoceses. Os 'Lisbon Lions' foram todos formados no 'Celtic Park'!
Quanto aos trajectos do Celtic nessas duas edições das competições europeias, o percurso de 2002/03 continua a merecer maior atenção por parte dos adeptos do clube escocês. Enquanto que, em 1966/67, o Celtic só necessitou de ultrapassar 4 eliminatórias para atingir a final (os escoceses eliminaram o Zurique, o Nantes, o Vojvodina e o Dukla de Praga), em 2002/03, foram obrigados a disputar 6 eliminatórias antes de defrontarem o FC Porto. E que eliminatórias! Depois de afastar o acessível FK Suduva (Lituânia), e ainda antes de defrontar o Boavista nas meias-finais, o Celtic teve que ultrapassar duas equipas da 'Premier League' (Blackburn Rovers e Liverpool), uma equipa da Liga espanhola (Celta de Vigo) e outra da 'Bundesliga' (Estugarda).
Perante os obstáculos que tiveram que superar, é natural que os adeptos do Celtic olhem com orgulho para a campanha da equipa na Taça UEFA 2002/03.

Sem comentários: